Vitamina D e saúde

A vitamina D pode ser obtida através da dieta, luz solar direta ou suplementação. A forma mais comum é sintetizada na pele após a exposição à radiação solar. Contribui para muitos processos no corpo. Foi demonstrado que a vitamina tem efeitos estimulantes no sistema imunológico, no sistema cardiovascular, no sistema endócrino e em outras vias metabólicas. Há evidências de que a vitamina D também tem um papel na depressão, na dor e no câncer.
Poucos alimentos são fontes naturais de vitamina D. As principais fontes são peixes oleosos como salmão, cavala, sardinha, salmão, óleo de fígado de bacalhau, gemas de ovo, cogumelos shiitake, fígado ou vísceras.
A exposição solar é a principal fonte para obter vitamina D, respondendo por 90% da reposição de vitamina D no nosso corpo. Por isso, os especialistas recomendam que as pessoas se exponham à luz solar sem o uso de bloqueadores ou protetores por um período de cinco a 30 minutos, todos os dias. Caso a exposição diária não seja possível, ela deve ser feita pelo menos duas vezes por semana. Na impossibilidade de expor áreas maiores, deve-se no mínimo tomar sol nas pernas e nos braços.

Zmijewski MA. Vitamin D and Human Health. Int J Mol Sci. 2019 Jan 3;20(1):145. doi: 10.3390/ijms20010145. PMID: 30609781; PMCID: PMC6337085.

Chauhan K, Shahrokhi M, Huecker MR. Vitamin D. 2020 Oct 15. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan–. PMID: 28722941.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *