Adriana Limeira de Freitas*
A Educação Infantil tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, constitui a primeira etapa da Educação Básica e de acordo com a idade, as crianças devem ser matriculadas na creche ou pré-escola. No Brasil essa etapa é facultativa para as crianças de 1, 2 e 3 anos de idade, sendo obrigatória para as de 4 e 5 anos. A Educação Infantil é considerada a etapa mais importante na formação das crianças, visto que, nessa fase do ensino elas começam a existir fora do ambiente familiar, passam a lidar com as diferenças e iniciam o desenvolvimento da personalidade e da autonomia através da ludicidade, jogos, brincadeiras e atividades prazerosas que além de ensinar, divertem, tornando o processo de construção do conhecimento mais assertivo. A educação Infantil é a base para as demais etapas da educação formal e contribui, sim, na formação do indivíduo e, consequentemente, do cidadão ativo e participante da sociedade, pois transmite valores, regras e atitudes essenciais que serão lembrados e utilizados por toda a vida, proporcionando experiências e interações com o mundo social e físico de forma ajustada às sucessivas idades que abrange, seguindo princípios pedagógicos de acordo com o desenvolvimento precoce e o correto aproveitamento dessa etapa possibilita que as crianças se desenvolvam com autonomia e sucesso na vida escolar e individual. Referencial Bibliográfico https://www.construirnoticias.com.br/a-importancia-da-educacao-infantil/ https://www.educamaisbrasil.com.br/etapa-de-formacao-e-series/educacao-infantil https://www.novaconcursos.com.br/arquivos- digitais/erratas/16461/21126/ referencial-curricular-nacional-para-a-educacao-infantil-v-1.pdf *Professora da Rede Estadual do Estado do Rio Grande do Norte Graduada em Pedagogia Especialização em Gestão do Trabalho Pedagógico
Excelente reflexão!!!!